BEM-VINDO AO

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

06/05/2022 às 8:10 - SAÚDE

A Administração Municipal de Piranhas através da Secretaria de Saúde, com a parceria do governo federal e estadual está desenvolvendo uma importante ação nas escolas, o Programa Saúde na Escola (PSE), composto com o trabalho de vários profissionais da saúde, como, psicólogo, nutricionista, educador físico, médico, assistente social, enfermeira e dentre outros.

De iniciativa intersetorial do Ministério da Saúde e da Educação o programa tem como objetivo contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes rede pública de ensino da educação básica, trabalhando no enfrentamento de vulnerabilidades.

O programa é riquíssimo em ações que são trabalhadas nas escolas, levando em consideração à autonomia dos educadores e das equipes pedagógicas. Dentre as ações desenvolvidas estão: saúde ambiental; promoção da atividade física; alimentação saudável e prevenção da obesidade; promoção da cultura de paz e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; prevenção de doenças negligenciadas; verificação da situação vacinal; saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST; prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas; saúde bucal; saúde auditiva; saúde ocular e dentre outras.