Quarta, 22 de Novembro de 2017

BEM VINDO AO

PORTAL OFICIAL DA

PREFEITURA

Saúde

Secretária: Samara Aparecida Melo Rezende Franco

Endereço: Avenida Independência, nº 700, Praça Santo Antônio – Centro, Piranhas – Goiás

Telefone:  64 3665-7000 / 99645-7636

Horário de FuncionamentoSegunda à Sexta das 07h às 11h e das 13h às 17h

 

 

Compete a Secretária Municipal de Saúde:

I - fazer cumprir todos os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS);

 

II - proceder estudos, formular, executar e fazer cumprir a política de saúde do município com o acompanhamento do  Conselho Municipal de Saúde;

 

III - coordenar, orientar e acompanhar a elaboração e a execução do Plano Municipal de Saúde;

 

IV - supervisionar, coordenar, orientar, dirigir e fazer executar os serviços de sua Secretaria, de acordo com o planejamento geral da administração;

 

V - expedir orientações para execução das leis e regulamentos;

 

VI - assessorar o Prefeito em assuntos de competência da Secretaria;

 

VII - autorizar quando gestor, a realização de despesas observando os limites previstos em legislação específica;

 

VIII - celebrar convênios, ajustes, acordos e atos similares, mediante delegação do Prefeito, bem como acompanhar sua execução e propor alterações dos seus termos ou sua denúncia;

 

IX - expedir portarias e demais atos administrativos relativos a assuntos da Secretaria;

 

X - orientar, supervisionar e avaliar as atividades da Entidade que lhe é vinculada;

 

 XI - promover medidas destinadas à obtenção de recursos objetivando a implantação dos programas de trabalho da Secretaria;

 

 XII - apresentar à autoridade competente o Plano Estratégico de sua Secretaria;

 

XIII - apresentar, periodicamente, ou quando lhe for solicitado, relatório de sua gestão ao Prefeito, indicando os resultados alcançados;

 

XIV - formular, promover, coordenar, implementar, acompanhar o atendimento de todos os profissionais da área de saúde junto a população, contemplando o sistema de reciclagem continuada, afim de uma bom atendimento ao público;

 

XV – praticar atos pertinentes às atribuições que lhe forem delegadas pelo Prefeito;

 

XVI - desempenhar outras atribuições inerentes ao cargo.

 

 

A Estrutura da Secretaria Municipal de Saúde compreende:

I- Chefia de Gabinete;

II- Assessoria de Gabinete;

III- Diretoria Administrativa do Hospital Municipal;

IV- Diretoria Especial em Gestão de Saúde.

 

 

Compete à Diretoria Administrativa do Hospital Municipal:

I - planejar, programar, coordenar e avaliar as atividades inerentes à gestão da diretoria administrativa observando normas, rotinas e diretrizes técnico-administrativas;

 

II - implantar e gerir mecanismos de garantia da qualidade dos serviços ofertados à comunidade;

 

III - manter um vínculo estreito entre as diversas Unidades de Saúde, objetivando a eficácia e a efetividade dos serviços de saúde;

 

IV - solicitar à chefia imediata e viabilizar a participação dos profissionais em simpósios, seminários, cursos de atualização e/ou aprimoramento técnico, a partir das necessidades identificadas, mantendo a equipe atualizada;

 

V - cumprir e fazer cumprir o horário regulamentar de trabalho, bem como as normas vigentes emanadas dos níveis hierárquicos superiores;

 

VI - delegar competência para a prática dos serviços inerentes aos cargos, com prévio conhecimento dos níveis hierárquico superiores;

 

VII - informar processos administrativos e apurar irregularidades, adotando, nos limites de sua competência, as medidas cabíveis, conforme o que for apurado;

 

VIII - elaborar planos de inclusão ou exclusão de atividades organizacionais e/ou funcionais, com vistas à simplificação e á racionalização de métodos de trabalho;

 

IX - analisar os relatórios dos serviços sob sua competência, repassando à SMS (Secretaria Municipal de Saúde) as informações pertinentes;

 

X - acompanhar e fiscalizar a elaboração de escalas de plantões;

 

XI - outras funções afins e correlatas ao exercício das atribuições do cargo que lhes forem solicitadas.

 

 

Compete à Diretoria Especial em Gestão de Saúde:

I - cuidar do processamento, alimentação e manutenção de todos os programas de informação da Atenção Básica;

 

II - emitir relatórios do Sistema de Informação da Atenção Básica;

 

III - manter atualizado o Banco de Dados do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), e demais programas da Atenção Básica;

 

IV - emitir relatórios da situação cadastral dos estabelecimentos e profissionais de saúde;

 

V - assessorar o Secretário da SMS e a Coordenação da Atenção Básica nos assuntos pertinentes ao planejamento e o bom funcionamento dos serviços e ações de saúde da SMS;

 

VI - outras funções afins e correlatas ao exercício das atribuições do cargo que lhes forem solicitadas.