Piranhas participa do Fórum Regional de Turismo da região turística "Pegadas no Cerrado"

23/04/2019 às 9:51 - ADMINISTRAÇÃO

No dia 10 de abril aconteceu o Fórum Regional de Turismo da Região Turística "Pegadas no Cerrado" no Município de Serranópolis (GO), com a participação  do Ministério  do Turismo, Agência Goiana de Turismo - Goiás Turismo, SEBRAE, 13 Municípios integrantes da Região Turística ( Bom Jardim de Goiás, Caiapônia, Chapadão do Céu, Jataí, Maurilânida, Mineiros, Paraúna, Piranhas, Rio Verde, Santa Rita do Araguaia,São Luiz de Montes Belos, Turvelândia e  Serranópolis, além de Secretários de Turismo, Vice-Prefeita de Serranópolis, Vereadores e empresários do ramo turístico.

O Ministério do Turismo (MTur) ali representado pela Coordenadora Geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo, Ana Carla Fernandes Moura, colocou que o Programa de Regionalização do Turismo está referenciado nos princípios norteadores do Plano Nacional de Turismo "Mais Emprego e Renda para o Brasil" (2018 - 2022), fundamentado na descentralização das decisões e ações nos âmbitos estadual, regional e municipal.

O PRT orienta o desenvolvimento turístico contemplando metas, diretrizes, linhas de atuação e estratégias, possibilita novas reflexões para fundamentar a tomada de decisões acerca das políticas nacionais, impulsionando o compartilhamento de informações que são inerentes ao desenvolvimento regional e ao crescimento do município.

O modelo de gestão descentralizada do turismo implantado no País pelo Ministério do Turismo proporciona que cada unidade federativa, região e município busque suas próprias alternativas de desenvolvimento de acordo com suas realidades, potencialidades e especificidades. Cabe ao Governo Federal propor diretrizes políticas e operacionais que deverão orientar o processo do desenvolvimento turístico, com foco na regionalização. E, partindo desta premissa Ana Carla salientou que o Programa de Regionalização do Turismo propõe, como forma de trabalho a formação de grupo para a troca de experiências e aproximação dos envolvidos com a atividade turística em cada região transferindo o centro das decisões para os Municípios e suas regiões.

As instâncias de governança regional (IGR) foram o modelo adotado para integrar as instâncias em Fóruns de interesse regional. E assim foi criado o Fórum Regional de Turismo do Circuito Turístico “Pegadas no Cerrado" no qual Piranhas e mais 12 municípios fazem parte.

Diante disto é importante ressaltar que a implementação das políticas de turismo tem como foco as regiões turísticas estabelecendo a partir do Mapa do Turismo Brasileiro com destinos categorizados por meio do desempenho de suas economias do turismo.

Este Mapa é atualizado bianualmente sendo que, os municípios que o compõem foram indicados pelos Órgãos Estaduais de Turismo em conjunto com as instâncias de Governanças Regionais, a partir de critérios construídos com o Ministério do Turismo.

O Presidente da Goiás Turismo, Dr Fabrício Amaral, colocou aos participantes do Fórum que o desenvolvimento regional do turismo poderá contribuir de forma significativa para transformar o turismo em uma das atividades econômicas mais relevantes do Estado, geradora de emprego, renda, qualidade de vida e felicidade da sociedade.

O Estado de Goiás atualmente com seus 83 destinos turísticos e 10 regiões caracterizadas passará por esta atualização e assim definir quem continuará no Mapa Turístico de Goiás, qual novo destino comporá uma nova região, quem passará para outra região ou os mesmos trocarão de nominação. Fica, portanto, definido até o dia 15 de junho de 2019 a entrega da documentação assinada pelos Prefeitos, dirigentes e presidentes da instância de governança municipal (COMTUR), para que o município participe do Mapa Turístico Brasileiro e sua publicação será feita até o dia 15 de agosto de 2019.

TECHNOSHOW 2019

O Presidente da Goiás Turismo havia convocado a todos os municípios envolvidos para uma reunião na TECHNOSHOW, em Rio Verde, no dia 11 de abril, quando ali reforçou o apoio do Governo Estadual aos municípios participantes do Fórum Regional do Turismo da Região Turística "Pegadas no Cerrado” e se predispôs a orientar os municípios com técnicos especializados com relação a financiamentos, materiais de divulgação e no que for necessário para desenvolver o turismo no município e região.

De Piranhas participaram a Superintendente Municipal de Turismo Maria Lúcia Ariza Naves e o Presidente da Associação de Guias Turísticos e integrante da Associação de Ecologia e Meio Ambiente de Piranhas Jonas Darc Bueno.