Creas amplia prevenção no mês de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em Piranhas

20/03/2019 às 15:32 - SOCIAL

No mês de abril será iniciado a campanha “Faça Bonito”, o tema ressalta os trabalhos dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Prefeitura Municipal de Piranhas. Para promover a conscientização sobre o assunto, os centros realizarão palestras, diálogos com usuários dos diversos equipamentos da rede de assistência social, com intuito de auxiliar na prevenção principalmente dentro do convívio familiar.

Anualmente a Campanha tem um dia Nacional de mobilização, 18 de maio. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Nos 18 anos de mobilização a campanha já alcançou muitos municípios do nosso país. A proposta é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

O que é o Creas?

Unidade pública que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos.

Os atendimentos são feitos a partir de denúncias e por abordagem. São direcionados a qualquer família ou indivíduo que se encontre em situação que necessite de acompanhamento e encaminhamentos à rede socioassistencial.

Para denúncias de suspeitas de abuso ou exploração sexual ligue para o número 100.